Sistemática de Avaliação

Sistema de Avaliação

A avaliação é indispensável em um sentido geral para que possamos revelar a evolução dos indivíduos que participam de algum processo de aprendizagem.A periodicidade dos conceitos atribuídos às avaliações deve ser trimestral. Após o fechamento do trimestre o Conselho de Classe, composto por professores de cada turma e Equipe Pedagógica, se reunirá para discutir os casos em que os alunos ficaram abaixo da média da escola, que é 5,0 ( cinco ) pontos.

ENSINO FUNDAMENTAL I, II e ENSINO MÉDIO

A avaliação do aluno terá por trimestre, pelo menos, dois instrumentos avaliativos, sendo:

A avaliação procedimental e atitudinal das disciplinas será feita por meio do QUADRO DE RESPONSABILIDADE DO ALUNO e dos registros qualitativos trimestrais com o objetivo de informar e orientar aos pais e responsáveis sobre o percurso acadêmico do aluno, porém esta avaliação não gerará nota, mas serve para nortear o empenho do aluno.

Como exceção a regra acima, apenas os componentes curriculares de Arte (todos os segmentos), Educação Física (todos os segmentos) e Educação Musical (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I), obedecerão aos seguintes critérios:

Arte:

Educação Física:

Educação Musical:

Produção de Texto:

6,0 pontos para prova escrita, feita de forma individual e sem consulta a qualquer material ou pessoa, que será ser dividida em duas avaliações valendo 3,0 pontos cada.
2,0 pontos referentes à meta de leitura;
2,0 pontos referentes às atividades escritas (produções textuais, reescritas etc) desenvolvidas ao longo do trimestre.

Provas escritas (6° EF ao 3º EM)

Essas avaliações escritas acontecerão em pelo menos dois momentos:

Simulado trimestral:

O simulado valerá 3,0 (três) pontos na composição da somatória trimestral e conterá 10 questões de cada componente curricular, sendo 0,3 (meio) ponto para cada questão. Todas as questões de múltiplas escolhas, tipo teste. O Simulado será aplicado em dois dias, no início do turno.
Ao terminar a prova, o aluno deverá entregar gabarito ao professor e poderá levar o caderno de questões.
Não constarão no simulado as disciplinas de Arte e Educação Física.

Avaliações trimestrais:

Essas provas escritas poderão ter pontuação variável entre 3,0 (três) e 5,0 (cinco) pontos na somatória trimestral. Para essas avaliações prevalecerá o critério dissertativo para as respostas. Fica a critério de cada professor a pontuação dessa avaliação de acordo com a dinâmica de cada componente curricular. Caso o professor opte por uma avaliação trimestral de 3,0 pontos deverá dar outras provas para cobrir a pontuação restante, durante o trimestre. Para habituar-se a essa sistemática de avaliação, o 5° ano fará simulados no 2° e 3° trimestre. O aluno que apresentar rendimento menor que 50% em qualquer instrumento avaliativo ficará responsável em levar a original do mesmo para os pais ou responsáveis assinarem, ficando cientes da nota do aluno. Na aula seguinte o aluno deverá devolver o instrumento avaliativo assinado pelos pais ou responsáveis ao professor.

Final de Trimestre

RECUPERAÇÃO DE NOTA TRIMESTRAL

Ao final de cada trimestre o aluno terá de ter pelo menos 5,0 (cinco) pontos na somatória geral de suas notas em cada componente curricular para ter seu rendimento escolar considerado satisfatório.

Caso a nota trimestral final resultante da somatória não seja meio ponto ou ponto inteiro, esta nota sofrerá o arredondamento de notas da seguinte forma:

Os alunos cujo resultado trimestral esteja abaixo de 5,0 (cinco) pontos, serão submetidos às avaliações de recuperação que ocorrerão ao final de cada trimestre, com os conteúdos de todo o trimestre e com o valor de 10,0 (dez) pontos.

Para o cômputo da nota final trimestral do aluno será registrada a média obtida entre o resultado da avaliação de recuperação trimestral e o resultado anterior do trimestre, em qualquer componente curricular. Por exemplo:

Cursos Extracurriculares