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Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico do Colégio Candelária inspira-se nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo como finalidade o pleno desenvolvimento do educando como ser humano e o seu preparo para o exercício da cidadania. Nosso trabalho orienta-se por um currículo que oferece possibilidades para o desenvolvimento do educando através de Conteúdos Conceituais (saber conhecer), Conteúdos Procedimentais (saber fazer) e Conteúdos Atitudinais (“saber ser” e “saber conviver”).

Nessa perspectiva, os conteúdos curriculares são explorados juntamente com o uso das habilidades necessárias para a formação de competências que vão instrumentalizar nossos alunos para o enfrentamento das situações cotidianas de convivência em sociedade e exercício profissional. Para isso, utilizamos, além dos espaços das disciplinas, espaços de discussão de temas transversais que proporcionam a oportunidade de trabalhos interdisciplinares, tais como: saúde, ética, meio ambiente, educação afetivo-sexual, desigualdade social, direitos humanos, política, etc.

Além disso, nossa Proposta Pedagógica toma como princípio a diretriz dada pela UNESCO, através do Relatório Jacques Delors, que aponta as 4 competências básicas para a formação de cidadão do século XXI: a Competência Pessoal ( Aprender a ser); a Competência Relacional (Aprender a conviver); a Competência Produtiva (Aprender a fazer) e a Competência Cognitiva (Aprender a Conhecer). Assim, nossas ações educativas procuram basear-se no desenvolvimento de tais competências.

Acreditamos que unindo conhecimentos estruturadores dos vários campos do saber historicamente acumulados pela sociedade com as ferramentas ou habilidades necessárias para o uso destes e ainda os valores da educação libertadora, poderemos contribuir significativamente para a formação de homens e mulheres capazes de contribuir para o crescimento da sociedade e atuar de modo a transformá-la para a diminuição das desigualdades sociais.

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